Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ambiente extremamente relaxante, concebido para seu refúgio pessoal do stress diário, onde o corpo e a mente são renovados.

Veja mais
Musculação
Power Jump
GAP - Localizada
Gymstick
Pole Dance
Veja mais
Varizes

Conceito: São veias dilatadas e tortuosas que pertencem ao sistema venoso superficial.As veias do nosso organismo possuem válvulas que ajudam no retorno do sangue para o coração.Estas válvulas, por fatores hereditários ou uso de hormônios, podem se tornar ineficientes e proporcionar um acúmulo de sangue na veia, levando a dilatação.

Classificação : As varizes podem ter diâmetros variados, de menos de um milímetro a mais de um centímetro.Quando possuem um diâmetro maior, além de comprometer a estética,podem causar dor e inchaço nos membros inferiores.

 - Varizes com implicação estética : Apesar de visíveis e desagradáveis do ponto de vista estético, este tipo de varizes não causam dor ou inchaço nas pernas.As telangiectasias, os chamados vasinhos, que são microvarizes avermelhadas e arroxeadas na superfície da pele, fazem parte deste grupo. Em muitos casos, nas telangiectasias das pernas, a presença de veias nutrícias, chamadas assim porque “alimentam” veias menores.Estas varizes nutrícias podem não ser visíveis a olho nu e apenas com uso aparelhos como o flebocópio, que ajuda o angiologista no correto mapeamento e entendimento das varizes.
- Varizes com implicação funcional : Geralmente são varizes com diâmetro acima de 2 mm, que podem causar dor, sensação de peso e queimação nas pernas, sintomas que habitualmente se agravam no final do dia  e próximo ao ciclo menstrual.

Causas: Existem diversos fatores que influenciam na formação das varizes.

- Herediariedade : É o fator mais importante.O surgimento de varizes está especialmente ligado a esta causa.Se pessoas na família com a doença, o risco de desenvolve-la será maior.O que não significa dizer que todas as pessoas de uma mesma família terão varizes.

- Gênero : As mulheres tem três vezes mais chances de ter varizes que o homem.O motivo é a presença dos hormônios femininos, principalmente a progesterona, que alteram a veia.As variações hormonais na menstruação, gestação e menopausa também aumentam o risco da doença.

- Gravidez : O aumento de 50% do volume sanguíneo aumenta o trabalho das veias.Além disto, o aumento do útero passa a comprimir as veias abdominais e pélvicas, dificultando o retorno do sangue para o coração, o que aumenta a pressão nos membros inferiores

- Anticoncepcionais e reposição hormonal: O uso de hormônios femininos, como anticoncepcionais ou como forma de reposição durante a menopausa, é uma das principais causas do aparecimento de varizes.Na nossa prática, não contra indicamos o uso de hormônios, pensando no benefício que estes medicamentos podem trazer para o cliente.

- Obesidade : Os quilos extras exercem pressão sobre as veias e dificultam o retorno venoso, especialmente quando concentração de gordura na região abdominal. A falta de exercícios pode diminuir a eficiência da chamada bomba muscular da panturilha que favorece o retorno do sangue para o coração.

 

PREVENÇÃO : As varizes são uma doença crônica e podem tornar a aparecer, mesmo depois de vários tratamentos.Os fatores de risco que cada um possui tem grande importância neste quesito.Além da consulta periódica a um cirurgião vascular, algumas medidas colaboram para não agravar o problema e amenizar os sintomas.

Praticar exercícios regularmente.Especialmente aqueles que ativam a bomba muscular da panturrilha ( batata da perna).

Repousar algumas vezes ao dia com as pernas elevadas acima da altura do coração diminuem as dores e o edema ( inchaço ).Não coloque almofadas e travesseiros sob os joelhos para não comprimir as veias da perna.

Evitar ficar em ou sentado por tempo prolongado.Movimente asperna, com pequenas caminhadas, a cada meia hora.

Perder quilos extras e manter o peso estável.
 

TRATAMENTOS :

- CLaCs: Tecnica utilizada para retirada da microvarizes, também conhecidas como “vasinhos”.Criada pela Clínica Miyake, em São Paulo, e desenvolvida na Delineare, combina laser, escleroterapia e jatos de ar gelado sobre a pele.Nela ocorre a ação da injeção de esclerosantes em um vaso previamente tratado com o laser.A associação dos métodos resulta em vantagem no resultado final, proporcionando uma abordagem mais efetiva em uma área a ser tratada.Os jatos de ar gelado funcionam como anestésico na pele e também como um potencializador da técnica, devido a ação do frio.

- Microcirurgia : Indicado para as varizes maiores, com diâmetro maior que 2 mm.Realiza se microincisões e retira se a veias doentes.Na sua absoluta maioria é feita com anestesia local e com pós operatório geralmente indolor.Devido a sua simplicidade e eficiência, com bons resultados clínicos e estéticos geralmente é indicada em associação com o CLaCs.

- Laser Endovenoso : Técnica recomendada para o tratamentos das veias safenas doentes, o que pode ocorrer em até 15% dos portadores de varizes.É realizada em ambiente cirúrgico e em associação com a microcirurgia.Uma fibra óptica de laser de diiodo é introduzida na veia e então o laser é liberado levando a cauterização desta.Utilizamos o laser 1470 de Diiodo, considerado o melhor tratamento pelo fato da ação se dar diretamente na veia diminuindo a dor no pós operatório.

ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER COLORIDO :Indispensável antes de qualquer tratamento de varizes tem sua importância no mapeamento das varizes  e avaliação da qualidade das veias safenas e do sistema venoso profundo, principais vias sanguíneas das pernas a serem tratadas.

USO DO AIR COOLING: Utilizamos para realizar o CLaCs, o uso de jatos de ar gelado sobre a pele, que tem o objetivo principal de anestesiar a pele pela ação do frio, diminuindo sensivelmente a dor causada pelo procedimento.

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE VARIZES :

Existem medicamentos contra varizes ? Não.O valor dos medicamentos está no alívio dos sintomas como dor e cansaço nas pernas. Mas vale a pena ressaltar que estes sintomas são cíclicos, ou seja, pioram em alguns períodos como em dias que precedem a menstruação, e melhoram logo após.

As meias elásticas melhoram a dor e o inchaço ( edema) das pernas ? Sim.Esta é a principal indicação para o seu uso.Mas é necessário que haja uma adequada adaptação para que o paciente obtenha o benefício esperado.Pernas descansadas, sem inchaço, e sem dor no final do dia é um sinal que as meias estão cumprindo bem a sua função.Caso haja desconforto,dores e marcas de compressão, é melhor não usá-las.

Por que as varizes voltam ? Na realidade elas não voltam se forem adequadamente retiradas ou destruídas.O que ocorre é que as varizes são uma doença crônica e os tratamentos como o laser, a escleroterapia e a microcirurgia não tem poder sobre os fatores desencadeantes ( genética, gravidez, etc).Contudo, as varizes que são retiradas não retornam, o que pode acontecer é o surgimento de novas varizes.Sendo assim, o acompanhamento regular com o cirurgião vascular é fundamental para quem tem varizes.

As varizes retiradas na microcirurgia fazem falta no organismo ? Ao contrário do que pensa a maioria dos pacientes, a retirada das veias que estão insuficientes é benéfica para a circulação.Isto porque nas varizes o sangue fica estagnado no interior das veias doentes, aumentando a sensação de peso e queimor nas regiões da perna onde se localizam. Quando as veias dilatadas são retiradas ou esclerosadas, o sangue passa a utilizar as veias sadias, melhorando a circulação local.

As varizes que surgem na gravidez podem desaparecer após o nascimento do bebê ?Uma parte delas, sim.As varizes surgem na gravidez devido a compressão do úteroaumentado sobre as veias do abdome que por sua vez são ligadas as veias das pernas.O aumento do volume de sangue devido a circulação  fetal  também contribui para o aparecimento das varizes pois boa parte deste sangue “acomoda se” nas pernas.Com o fim da gestação a compressão uterina desaparece e o volume circulante diminui e 30 % das varizes podem desaparecer.Este é o momento de consultar o Cirurgião Vascular para definir como tratar as restantes.



Clínica
R do Equador, 111 - Kalilândia - Feira de Santana, BA - CEP: 44001-300
Fone: (75) 3223 5762 e (75) 3225-8594 - e-mail: delineare@hotmail.com

Academia
Fone: (75) 3623 5309 - e-mail: academiadelineare@hotmail.com

Desenvolvido por Tacitus Tecnologia